Infelizmente o rei D. Afonso VI enlouqueceu nos últimos anos da sua vida, e é substituído pelo irmão, D. Pedro II. Durante o reinado de D. Pedro II é assinado um importante tratado entre Portugal e Inglaterra: Tratado de Methwen este tratado assinado em 1703 previa que Portugal tinha de comprar os tecidos de lã ingleses, enquanto Inglaterra comprava o nosso vinho do Porto. De seguida, chegou o rei de Portugal D. João V o rei ‘Magnânimo’. O seu reinado durou cerca de cinquenta anos e foram construídos vários monumentos como o Aqueduto das Águas Livres, a Basílica da Estrela e o Convento de Mafra. D. José I que sucede a D. João V era um rei absoluto que não deixava por em causas as suas ordens ou decisões. Durante o seu reinado, Lisboa é abalada por um violente tremor de terra. E a responsabilidade da reconstrução da cidade é do seu poderoso ministro: O Marquês de Pombal.
Eu gostei muito da aula porque foi muito interessante.
Vânia Bento
A seguir ao intervalo do almoço, não esperávamos a visita de um senhor, que por acaso é tio de uma aluna da nossa turma.
Como temos andado a trabalhar a História de Portugal, este senhor, que já foi professor de História deu-nos uma espécie de aula diferente, mas esta aula deu-nos a conhecer aspectos desconhecidos que não sabíamos.
Comentámos sobre coisas diferentes, como as várias maneiras como se matavam as pessoas em França, por traírem ou fazerem alguma coisa de errado que prejudicassem os povos ou reis; porque é que se matavam as cobras, sabendo que algumas são inofensivas, mas outras são muito perigosas…
Contámos coisas ao senhor que já sabíamos, porque ele já foi professor de História há muito tempo, e nem sempre se lembra de alguns pormenores.
Por fim, fizemos uma espécie de resumo do que tínhamos falado durante a aula e fomos para o intervalo…
Raquel Inês
Hoje um professor de história foi dar-nos a aula de Estudo do Meio. Falou-nos de todas as Dinastias e também um pouco da república. Foi muito fixe.
Beatriz Marques