sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Figuras Geométricas

 


Na sala de aula, depois de trabalharmos as figuras geométricas, apareceram-nos estes palhacinhos... Segundo a nossa querida Noémia, o Carnaval está à porta e nada mais conveniente do que começar a enfeitar a nossa sala com uns palhacinhos giraços!

Quem nos presenteou com tamanha beleza? As nossas queridas funcionárias: a Noémia e a Lisete. A professora acrescentou as quadras... São muito giras e rimam e tudo!



1º/2º ano - turma 27

terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Estivemos a trabalhar, em Estudo do Meio, o tema da FAMÍLIA... Convidei os meus alunos a fazerem, com a ajuda da família, a sua árvore genealógica. Fiquei muito surpreendida com os trabalhos giríssimos que apareceram na nossa sala. Por isso, destaco-os aqui no nosso Blog.
O que acham? Ficaram muito giros, não ficaram?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia de Reis na Escola



Dia 6 de Janeiro foi Dia de Reis e na nossa escola comemorámo-lo.
De manhã estivemos a acabar as nossas coroas e a ensaiar a música: “ As Janeiras” para, à tarde, irmos cantar por Chão do Sapo.
Da parte da tarde o Jardim-de-Infância e todas as turmas de 1º Ciclo, foram cantar “ As Janeiras” à junta de Freguesia de Lamas.
O Presidente da Junta ficou muito contente e, no final, deu-nos rebuçados e também tirámos fotografias.
Quando íamos para a escola fizemos uma pequena paragem junto da bomba de gasolina, onde cantámos “ As Janeiras”. Os senhores da bomba foram muito simpáticos e também nos deram rebuçados.
Por fim, regressamos à escola onde estivemos a brincar e a lanchar.
A turma do 1º esteve durante a manhã ocupada a fazer bolo-rei e à tarde, depois de cantarmos os Reis, todos provámos. Estava muito bom!
Fui um dia divertido!

José, Carolina, Mariana, Bernardo e Tatiana
4º ano


Querem conhecer a nossa música? Aqui vai a letra...

Noite de Reis


Boas Festas, Boas Festas,
Boas festas vimos dar
Vimos cantar as Janeiras
E um bom ano desejar.

Boas Festas, Boas Festas,
Boas Festas vimos dar
Para todas as pessoas
Que estão dentro desse lar!


Boas Festas, Boas festas
Aqui haja neste dia
Que manda o Menino Jesus
Filho da Virgem Maria


Ano Novo vida nova
Ano Novo melhor ano
Vimos cantar as Janeiras
Como é lei cada ano

Nós somos de Chão do Sapo
E andamos a estudar
Queremos dar as Boas Festas
E um bom ano desejar

Quem diremos nós que viva
Na folhinha do loureiro?
Viva o senhor da casa
Que é um grande cavalheiro

A LENDA DO BOLO-REI

Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.  


Também neste dia, alguns meninos do 4º ano fizeram algumas pesquisas e descobriram algumas curiosidades!

SABIAS QUE...

No dia de Reis recordamos os três Reis Magos, Sábios do Oriente que vieram desde as suas terras até à humilde gruta de Belém, sempre seguindo uma estrela diferente das outras.
Montados em seus camelos, eles procuravam um Menino que sabiam ser o Salvador do Mundo, para o adorarem e lhe oferecerem as prendas que traziam: ouro, incenso e mirra.
Um chamava-se Gaspar, que significa "o que vai com amor"; o outro chamava-se Belchior, que significa "o que vai suavemente"; e o terceiro chamava-se Baltasar, que significa "o que obedece à vontade de Deus, humildemente".
No Dia de Reis, é importante oferecermos nós também uma simples prenda a quem amamos.
Não é preciso darmos coisas caras ou complicadas.
Uma flor do campo, um desenho, um beijo, um sorriso... talvez sejam as prendas que os nossos pais, ou os nossos avós, ou os nossos amigos mais apreciem.
Há pequeninos gestos de ternura que dizem mais do que todas as palavras do mundo.

A turma do 4º ano

sábado, 1 de janeiro de 2011